Steven Greenberg
Steven Greenberg

STEVEN GREENBERG

 

1. Steven Greenberg se considera um rabino ortodoxo moderno (GREENBERG, 2004, p. 20). Este artigo é um comentário sobre o livro de Steven Greenberg chamado "Wrestling With God & Men: Homosexuality in the jewish Tradirion", que significa "Lutando com Deus e Homens: Homossexualidade na Tradição Judaica".

 

ABORDAGEM JUDAICA DIFERENTE

2. Primeiramente, é importante ter em mente que a base escriturística daqueles que se consideram judeus é DIFERENTE da base escriturística daqueles se consideram cristãos, ou seja, Steven Greeberg NÃO se baseia no Novo Testamento e, devido a isso, passagens do Novo Testamento como Romanos 1:26,27, 1Timóteo 1:10 e 1Coríntios 6:9,10, a princípio, NÃO entram na discussão judaica.

3. A princípio, os textos que entram na discussão judaica são basicamente Levítico 18:22 e Levítico 20:13.

4. Simplificando, a BASE ESCRITURÍSTICA dos judeus são (1) os cinco primeiros livros do Antigo Testamento, conhecidos como TORAH, (2) também as Tradições coletadas em 200 d.C. pelo Rabino Judá HaNassi, chamadas de MISHNAH, (3) os comentários dessas Tradições coletadas (Mishnah) são chamados de GEMARA, (4) os textos que não foram inclusos nessas Tradições chamam-se BARAITA e (5) as baraitas coletadas e editadas no século quarto chamam-se TOSEFTA (GREENBERG, 2004, p. 32,33).

5. Os debates sobre a MISHNAH foram editados em DUAS obras, a saber, (1) o Talmude de Jerusalém, no século quinto d.C. e (2) o TALMUDE BABILÔNICO, no século sexto d.C. (GREENBERG, 2004, p. 33).

6. Também existem os comentários da TORAH, conhecidos como MIDRASH, que foram escritos nos séculos terceiro e quarto d.C., a saber, (1) o midrash de Êxodo, conhecido como MEKHILTA, (2) o midrash de levítico, conhecido como SIFRA e (3) o midrash de Números e deuteronômio, conhecido como SIFREI (GREENBERG, 2004, p. 33,34).

7. Também existem os midrash que não são considerados legislativos, que são chamados de MIDRASH AGGADAH, os quais em sua maioria foram editados no século nono d.C. (GREENBERG, 2004, p. 34).

8. Na Idade Média, surgiram comentaristas do Talmude Babilônico, tais como, RASHI e MAIMÔNIDES. Maimônides escreveu um conjunto de 14 livros chamado MISHNE TORAH e o Rabino Joseph Caro escreveu a obra SHULKHAN ARUKH (GREENBERG, 2004, p. 34,35).

 

O QUE NÃO ESTÁ PROIBIDO

5. A princípio, no Antigo Testamento, NÃO existe nenhuma passagem que proíba a homossexualidade feminina e, quanto a Levítico (Levítico 18:22 - Levítico 20:13), NÃO se proíbe o homem de abraçar e de beijar outro homem, sexualmente falando (GREENBERG, 2004, p. 245).  

 

A QUESTÃO DA PRESSÃO

6. (GREENBERG, 2004, p. 250).

 

Levítico 18:3 "Como a obra do Egito onde vocês moraram não façam e como a obra da terra de Canaã onde eu coloco vocês lá, não façam e nos estatutos deles não andem." (GREENBERG, 2004, p. 88,90).

 

 

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ADÃO ANDRÓGINO

7. Steven Greenberg comenta que, (1) de acordo com o Rabino Jeremias, Adão foi criado andrógino, com um único rosto, (2) enquanto que o Rabino Samuel bar Nahman diz que Adão foi criado andrógino, com dois rostos (GREENBERG, 2004, p. 47). Os textos, a seguir, NÃO estão no livro de Steven Greenberg, mas trazem a mesma ideia.

8. De acordo com Emanuel Tov, que possui doutorado em Estudos Bíblicos, pela Universidade Hebraica, a passagem em Gênesis , verso 2, mostra Adão como um ser ANDRÓGINO (TOV, 2019, 18,19). O texto bíblico em Gênesis 5, versos 1 e 2, diz: 

"(1.) Este é o livro das gerações de ADAM. No dia que ELOHIM criou ADAM. À semelhança de ELOHIM o fez. (2.) ZEKAR e NEKEBA (macho e fêmea) os criou, os abençoou e chamou o nome deles ADAM, no dia que foram criados" (Gênesis 5:1,2).

9. SEM entrar na questão de se é figurado ou não, ou outra dimensão, observe que a narrativa sobre Adão e Eva mostra uma OUTRA realidade, bem diferente da nossa (Gênesis 3:16-22).

10. Observe que em Gênesis 5, no texto em hebraico, a palavra ADÃO aparece nos versos 1, 2, 3, 4 e 5. 

11. No verso 1 é dito que Deus criou ADÃO à sua semelhança e PERCEBA que o verso 2 diz que Deus os criou macho e fêmea (dois seres) e diz que Deus chamou o nome DELES de Adão (dois com um único nome). Ou seja, os dois, macho e fêmea, tinham um único nome de ADÃO.

12. A palavra hebraica que aparece aí em Gênesis 5:1 – e também em Gênesis 1:26 -, que significa SEMELHANÇA é a palavra hebraica DEMUTH (H1823). Em Gênesis 1:26,27, também encontramos a palavra IMAGEM, que em hebraico é TSELEM (H6754).

13. Daí surge o entendimento de que, no início, ADÃO era um ser andrógino, ou seja, um ser macho-fêmea, dois em um, o qual, somente depois, teve uma separação dos seres, pois é dito que a mulher proveio do homem (Genesis 2:23).

14. Mas há quem entenda que a palavra ADÃO nos versos 1 e 2 tem o sentido de HUMANIDADE, porém que nos versos 3, 4 e 5, a palavra ADÃO muda de sentido para INDIVÍDUO, uma pessoa específica (BÍBLIA DE ESTUDO NVI, 2003, p. 14)

15. Em Gênesis 1, verso 27, temos uma passagem parecida (Gênesis 1:27).

"Criou Deus ADAM em imagem sua, em imagem de Deus Ele o criou, macho e fêmea Ele os criou." (Gênesis 1:27)

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS

 

BÍBLIA DE ESTUDO NVI. Gênesis 5. São Paulo: Editora Vida, 2003.

GREENBERG, Steven. Wrestling With God & Men: Homosezuality in the Jewish Tradition. Wisconsin, 2004.

TOV, Emanuel. A Bíblia Grega & Hebraica. Rio de Janeiro: BV Books. 2019

 

 

 

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